segunda-feira, 11 de julho de 2011

jogar às escondidas

Para chegar a horas à escola ofereceram-me um relógio, que era de corda e com mostrador analógico. Pois bem, munido deste precioso instrumento já me podia apresentar a horas nas aulas, e descobri uma nova perspectiva do mundo: o tempo medido ao minuto, e esta medida facilmente acessível, e no meu pulso.
Já naquele tempo eu era adepto de honrar os meus compromissos, e de o fazer com pontualidade. Aconteceu que me apercebi que havia pessoas que adiantavam o relógio dez (10) minutos para não se atrasarem, para chegarem a tempo. E eu, na minha imaturidade e irreflexão, segui-lhes o exemplo: adiantei o meu relógio os tais dez minutos...
A certa altura apercebi-me que eu sabia que o relógio estava adiantado, e que para saber que horas eram, eu tinha que subtrair dez minutos à hora lida no mostrador...Então havia dois em mim...um sabia que o relógio estava adiantado, e o outro não sabia...
Claro que a partir daí passei a usar o relógio na hora certa, sem os tais dez minutos.
Será que se poderá chamar a isto: "jogar às escondidas consigo próprio"?...